Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
JUL
05

Atrações gastronômicas se tornam Patrimônio Cultural de São Pedro

Sexta, 05/07/2024
A iniciativa, apresentada em projetos de leis pelo vereador Adriano Vitor, foi sancionada no último dia 29 pelo prefeito Thiago Silva
Agora é lei. O bolo Rigoleto da doceria Zuleika`s Doces, o Frango Atropelado e o Pirulito de Torresmo – ambos servidos na Festa de São Pedro – foram oficialmente considerados Patrimônio Cultural de São Pedro. A iniciativa,  apresentada em projetos de leis pelo vereador Adriano Vitor, foi sancionada no último dia 29 pelo prefeito Thiago Silva, no palco da festa mais tradicional da cidade.

Além da importância da construção de identidade cultural para comunidade, a gastronomia também gera laços entre seus membros por meio das memórias afetivas que são construídas durante o preparo de cada prato. “O frango atropelado já é tradição na festa. O bolo Rigoleto da dona Zuleika é indiscutível. O pirulito de torresmo está fazendo fama na nossa região e até em outros Estados. Esses três pratos tornam nosso turismo mais forte”, disse o prefeito Thiago Silva.  

Durante a cerimônia, o vereador Adriano Vitor reforçou a importância do reconhecimento dado aos pratos. “Agradeço ao prefeito, que me apoiou em todo momento quando decidi fazer essa justa homenagem à família da dona Zuleika, ao Ricardo e Juliana Saia, com o pirulito de torresmo, e também a toda essa equipe maravilhosa que prepara há décadas esse frango atropelado”, disse. 

Com as famílias presentes, o prefeito entregou cópia das respectivas leis que tornam as iguarias em Patrimônio Cultural de São Pedro. “Agradecemos por ter o reconhecimento desse sucesso. É uma receita autoral como muitas outras. É uma receita que muitos tentam copiar, mas o Rigoleto só a Zuleika`s Doces tem”, disse Raquel Caserta, filha de Zuleika.

A empresária Juliana Saia falou sobre o privilégio de fazer parte o movimento turístico gastronômico da Estância. “Levar o nome da cidade por meio da nossa culinária para diversos Estados é motivo de muita gratidão”.

Sobre o frango atropelado, o padre Mauro Bombo contou que não há segredos, pois a receita fica exposta na cozinha da Paróquia. “Agradecemos o reconhecimento e também a toda essa equipe de voluntários que há anos cuida do preparo desses pratos”.